Blog

Fique por dentro das novidades!

Tomaticultura: Conheça O Filme Ideal

Por Brasil Sul Embalagens em - Produtos
Tomaticultura: Conheça O Filme Ideal

O objetivo do blog deste mês – TOMATICULTURA: conheça o filme ideal para o segmento – é justamente mostrar quais os melhores filmes plásticos podem ser utilizados para embalar esse fruto que está presente na mesa de milhares de brasileiros diariamente. 

Menina sorri e segura um tomate em uma estufa com seu avô mais velho.

O TOMATE

Originário da América do Sul e nativo das regiões Andinas, que englobam Peru, Norte do Chile e Equador, o tomate só chegou na Europa no século XVI e naquela época era utilizado somente para decorar as mesas de banquetes.  

Os italianos foram os primeiros a utilizá-lo como comida. Por lá, o apelidaram de “pomo d’oro” (pomo de ouro), que por sua vez, originou o nome da receita de molho de tomate pomodoro. E desde aquela época uma dúvida paira sobre o produto. 

FRUTO? FRUTA? LEGUME?

Hoje uma das hortaliças mais consumidas no mundo, o tomate ainda deixa muitas dúvidas em relação à sua nomenclatura. Mas, para entendermos a definição correta, é preciso entender o significado de cada uma das expressões acima. 

VEJA TAMBÉM: O MODO CORRETO DE UTILIZAÇÃO DO FILME PVC

Fruto | nomenclatura botânica (a ciência que estuda e classifica os vegetais) que é dada a estruturas que são desenvolvidas a partir do ovário das plantas. Ou seja, o ovário desenvolvido é um fruto. 

Fruta | nomenclatura não utilizada na botânica. O termo ‘fruta’ é usado popularmente e faz referência aos frutos doces e comestíveis. 

Legume | qualquer parte comestível de planta leguminosa ou herbácea, podendo ser a raiz, o tubérculo, o bulbo, o fruto, a flor, as folhas, o talo ou o grão. 

  • A conclusão é de que sim, o tomate é um fruto, pois ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Não pode ser chamado de fruta pelo fato de não ser doce, mas popularmente até pode ser conhecido como hortaliça ou legume.

A TOMATICULTURA

Sem dúvidas, a tomaticultura é um dos segmentos que mais possui concorrência dentro do setor agrícola.   

Afinal, dentre as hortaliças, o tomate é atualmente o que representa um maior volume de produção, beirando 4 milhões de toneladas por ano em nosso país. 

Toda essa produção tem destaque em Goiás, São Paulo e Minas Gerais, locais onde se concentram mais da metade da área de produção e também as principais indústrias processadoras de tomate.  

Aqui em Santa Catarina, o produto está presente em principalmente duas regiões: Vale do Rio do Peixe e Grande Florianópolis, sendo o primeiro, o maior e principal produtor de tomate catarinense. 

Dois homens analisam folhas de tomateiros em uma estufa.

Tomaticultura: conheça o filme ideal para o segmento

  • Abaixo você vai entender não só qual o filme ideal, mas também os benefícios que este traz para sua plantação. Confira! 

Como citado anteriormente, o tomate está presente em diferentes regiões do Brasil, ou seja, apresenta boa adaptação em diferentes climas.  

Porém, para que haja uma melhor resposta produtiva, é ideal que seja cultivado na faixa de 21 a 28º durante o dia e 15 a 20º durante a noite. Mas, além da temperatura, umidade relativa do ar e pluviosidade também interferem na produção. 

Duas mãos seguram tomates em frente à uma cesta de tomates, em uma estufa.

É por este motivo que a produção em ambiente protegido (estufas) cresceu demais em todo o mundo e é neste cenário que o filme plástico entra em ação. 

Além de proteger contra chuvas, o filme plástico é fundamental para o controle da radiação solar dentro do ambiente.  

Detalhes como estes implicam em um produto final com mais qualidade e ainda proporcionam um incremento na produtividade. Por isso, a estabilidade é garantida o ano inteiro.

Aqui na Brasil Sul, você encontra a Linha Esticável Profissional, ideal para acondicionar com segurança os tomates recém-colhidos da sua plantação. O produto possui barreira natural ao oxigênio, fazendo com que o alimento seja conservado por muito mais tempo. Assim, o sabor e o formato são preservados e o produto é protegido contra amassados durante o transporte.  

E aí, gostou do nosso artigo? Para cotações, sugestões ou outras informações sobre nossas embalagens, entre em contato conosco!  

Comentários

Cadastre seu e-mail

E receba novidades e promoções exclusivas!