Blog

Fique por dentro das novidades!

5 dicas para reduzir o desperdício alimentar na sua casa

Por Brasil Sul Embalagens em - Dicas
5 dicas para reduzir o desperdício alimentar na sua casa

Você já parou para analisar o quanto de comida acaba sendo jogada fora na sua casa? O desperdício alimentar é um problema grave que afeta não só o seu bolso, mas também o meio ambiente. 

A boa notícia é que existem várias medidas simples que você pode tomar para reduzir o desperdício. Confira 5 dicas para reduzir o desperdício alimentar na sua casa, que separamos para você, e economizar dinheiro!

1. Planeje suas refeições

O primeiro passo para evitar o desperdício é planejar suas refeições. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você precisa e compre apenas o necessário. Dessa forma, você evita comprar mais do que realmente precisa e reduz as chances de que os alimentos estraguem na sua cozinha.

Utiliza embalagens para guardar os alimentos que sobram

2. Aproveite ao máximo seus alimentos

Não jogue fora as sobras! Use-as para fazer outras refeições, como saladas, omeletes e sopas. Se você tem frutas ou legumes começando a envelhecer, use-os para fazer sucos, smoothies ou compotas. Além de economizar dinheiro, você ainda aproveita ao máximo seus alimentos.

3. Aproveite as partes não convencionais dos alimentos

Outra dica é aproveitar as partes não convencionais dos alimentos, como cascas, talos e folhas. Muitas vezes, essas partes são ricas em nutrientes e podem ser utilizadas. Por exemplo, as cascas de frutas cítricas podem se transformar em doces e compotas, enquanto os talos de brócolis podem ser usados em sopas e refogados. 

As folhas de cenoura, beterraba e rabanete podem ser usadas em saladas e sucos, e as sobras de frango podem ser usadas para fazer um delicioso caldo caseiro. 

Ao utilizar essas partes, você não só estará reduzindo o desperdício, mas também explorando novos sabores e, ainda, obtendo vitaminas e nutrientes que nem sempre encontra nas partes mais usadas dos alimentos.

4. Fique de olho nas datas de validade

Não deixe alimentos passarem do prazo de validade, portanto, na hora da compra, confira o vencimento e opte por aqueles que possuem maior tempo de validade. Verifique regularmente as datas de validade dos alimentos que você tem na sua cozinha e consuma-os antes que expirem.

5. Compre alimentos a granel

Muitas vezes, embalagens de alimentos têm quantidades maiores do que você precisa e, ao comprar a granel, você pode escolher a quantidade exata que irá consumir. Além disso, geralmente os alimentos a granel são mais baratos e têm menos embalagens, o que também é melhor para o meio ambiente. 

Ao comprar a granel, você pode experimentar novos alimentos e combinações de ingredientes, tornando suas refeições ainda mais saborosas e criativas. Por isso, vale a pena considerar essa opção na hora de fazer suas compras no supermercado.

Utilize filme de PVC da Brasil Sul

Dica extra: tenha cuidado com o armazenamento dos alimentos

Guardar alimentos de forma adequada é essencial para evitar o desperdício. Procure manter os alimentos em local fresco e seco. Frutas e legumes devem ser armazenados separadamente, em locais com temperatura e umidade diferentes. O congelamento também é uma ótima opção para preservar os alimentos e prolongar a vida útil deles.

O filme de PVC da BrasPratick é uma ótima opção para embalar os alimentos, pois além de protegê-los contra a ação do oxigênio sobre eles, o produto ainda conta com uma camada antimicrobiana que conserva os alimentos por muito mais tempo.

Outra vantagem de utilizar o BrasPratick é o aproveitamento de espaço que você ganha e ainda consegue visualizar o alimento com facilidade.
Além do BrasPratick, você pode contar com toda a linha de filmes PVC da Brasil Sul, que estão disponíveis em tamanhos diferentes, em supermercados de todo o Brasil.

Conheça toda a nossa linha de produtos clicando aqui.

Comentários

Cadastre seu e-mail

E receba novidades e promoções exclusivas!